terça-feira, 11 de outubro de 2011

Compaixão e Mente

   Assim que reconhecermos que todos os seres - pessoas, animais etc - são exatamente como nós: que sua motivação básica é vivenciar a paz, a felicidade e evitar o sofrimento, quando alguém age de alguma maneira ou diz alguma coisa que se oponha aos nossos desejos, somos capazes de ter alguma base para compreensão: " Ah, tudo bem, essa pessoa (ou esse animal) esta assumindo essa posição porque, assim como eu, ele quer ser feliz e evitar o sofrimento. E essa é sua motivação básica. Não é nada pessoal, ele só está fazendo o que acha que precisa fazer"
A verdade é que todo mundo só que ser feliz. A coisa verdadeiramente triste, é que a grande maioria busca a felicidade de maneiras que acabam sabotando todas sua tentativas. Se pudéssemos ver toda verdade de qualquer situação, nossa única reação seria de compaixão.
"A Compaixão é a sabedoria espontânea do coração"                                
   Não deixe seus pensamentos controlarem você. Faça o contrário!
O sofrimento segue um pensamento negativo como as rodas de uma carroça seguem o boi que a puxa.
A mente é a fonte de toda experiência e, ao mudar a direção da mente, podemos alterar a qualidade de todas nossas experiências. Quando transforma sua mente, tudo o que você vivencia é transformado. É como colocar um óculos com lentes amarelas: subitamente tudo o que você vê é amarelo. Se colocar óculos com lentes verdes tudo o que vê é verde.
"Se ver os erros como professores não haverá motivos pra teme-los, pois assim eles não existirão"


Nenhum comentário:

Postar um comentário